Volkswagen Up! 2014 conquistou a maior pontuação teste de impacto do Latin NCAP

20 de março de 2014

A VW apresentou o Up! como marco de uma nova fase da empresa no país. Mas esse modelo pode se tornar uma referência não só para a VW como também para a concorrência. Submetido ao teste de impacto do Latin NCAP, o compacto conquistou a maior pontuação já obtida por um modelo de fabricação nacional, conseguindo 5 estrelas para proteção de adultos e 4 para crianças.

Volkswagen Up! 2014 conquistou a maior pontuação teste de impacto do Latin NCAP   automoveis

A fábrica não havia anunciado seus preços. A única informação divulgada era um lacônico “na faixa de 29000 reais”, para a versão de entrada. Mas, apesar de não conhecer os valores precisos da linha, é possível dizer desde já que o Up! quebra o padrão de que no Brasil carro seguro é carro caro.

Up!

A partir de agora, a própria VW e as rivais que não quiserem ficar em desvantagem terão que caprichar no desenvolvimento dos novos projetos, uma vez que o desempenho do Up! no Latin NCAP superou até mesmo modelos de segmentos superiores como o VW Jetta, que é um sedã médio.

O Jetta, também conseguiu 5 estrelas para a proteção de adultos e 4 para a de crianças. Mas, examinando a pontuação que resulta nas estrelas, dos 17 pontos possíveis na segurança dos adultos, o Up! fez 15,86 e o Jetta, 15,34. E dos 49 pontos relativos às crianças, o Up! ficou com 39,54 e o Jetta, 39,20.

Obviamente, existem outros atrativos para o consumidor, como o preço, por exemplo, que no segmento de entrada decide a compra. Mas a aposta daVW é que a segurança tende a ser cada vez mais valorizada.

O Up! começa a ser vendido em março, já como linha 2015. Serão seis versões: Take Up!, Move Up!, High Up!, Black Up!, Red Up! eWhite Up!. A unidade mostrada aqui é a top de linha White Up!, que oferece padrão de acabamento superior e itens de série como direção elétrica, computador de bordo, sensor de estacionamento, ar-condicionado e som.

Desde a versão básica, porém, o Up! já conta com um bom pacote de segurança: coluna de direção deformável, alerta para o uso dos cintos de segurança, acionamento automático das luzes de freio nas desacelerações bruscas e fixação de cadeirinha Isofix, com ancoragem superior Top-tether, além dos obrigatórios airbag eABS.

Além dos dispositivos de segurança, a versão de entrada herda também motor flex (1.0 12V de três cilindros e 82 cv com etanol), os sistemas de suspensão, de freio e de direção (sem assistência) e a estrutura da carroceria. Construída com aços de alta e ultrarresistência, foi essa parte do carro que fez a diferença no Latin NCAP, absorvendo a energia das colisões, apesar de suas dimensões compactas.

Volkswagen Up! 2014 conquistou a maior pontuação teste de impacto do Latin NCAP   automoveis

Nesse aspecto construtivo, o VW Up! dita novos padrões, uma vez que, ao aumentar a rigidez da carroceria, os chamados aços especiais também contribuem para a dirigibilidade do veículo (a carroceria mais estável favorece o trabalho da suspensão), para o conforto a bordo (pelo mesmo motivo e também pela redução do nível de ruído interno) e para a redução do consumo de combustível e emissões (por serem mais resistentes, os aços permitem um design mais racional com a eliminação de peças que seriam necessárias em estruturas convencionais).

Pudemos verificar esses benefícios em nossa avaliação do Up!, feita em dois momentos: na apresentação organizada pela fábrica, em um autódromo particular, e dias depois na pista de testes, onde foram feitas as medições de desempenho. No autódromo, o Up! demonstrou ser um carro o tempo todo na mão e no chão, obediente e estável.

No campo de provas, ele apresentou o bom rendimento já verificado no VW Fox 1.0 Bluemotion, que usa o mesmo motor EA-111. O Up! acelerou de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos, retomou de 60 a 100 km/h em 14,9 segundos e freou de 0 a 80 km/h em 27,8 metros. Nas medições de consumo, ele ficou com as médias de 9 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada – sempre com etanol.

No programa de etiquetagem do governo, com as médias de 9,1 km/l na cidade, e 9,9 km/l na estrada, o Up! conseguiu nota A, a melhor possível, consagrando-se como o carro mais econômico do país, entre os modelos equipados com ar-condicionado e direção assistida.

O design foi elaborado pelo brasileiro Marco Pavone, funcionário do departamento de design da VW alemã. Seu estilo é simples, com linhas limpas e, justamente por isso moderno. Apesar da semelhança com a versão europeia, lançada em 2011, a brasileiro traz importantes diferenças.

A principal alteração está no comprimento da carroceria, que é 6,5 cm maior no modelo nacional. O aumento ocorreu a partir do eixo traseiro, mas a VW diz que o carro é inteiramente novo desde a coluna central.

Essa mudança foi feita com o objetivo de conseguir maior espaço na traseira tanto para bagagem quanto para abrigar um tanque de combustível maior e um estepe igual aos outros pneus do carro e assim adequar a vocação do carro: na Europa, ele é um segundo automóvel da casa, com uso predominantemente urbano.

Por aqui, poderá ter esse papel, mas precisará também satisfazer outras necessidades, como carro de família, usado no dia a dia e nas viagens de fim de semana, queimando etanol.

Por essa razão, no Velho Mundo o reservatório de 35 litros é suficiente, o estepe pequeno, de uso temporário, cumpre sua função e o porta-malas para 211 litros de bagagem satisfaz o usuário.

Por aqui, porém, o tanque precisou ser ampliado para 50 litros, o porta-malas cresceu 64 litros (chegando a 285) e o estepe foi substituído por um pneu comum – 165/80 R13, no caso da versão equipada com rodas de aro 13, e 175/70 R14 para os carros com aros de 14 e 15 polegadas, com o mesmo diâmetro dinâmico de 612 mm.

Os vidros traseiros do carro alemão de quatro portas são basculantes, mas os do nosso abrem-se verticalmente, como os dianteiros. E a tampa do porta-malas, que na Europa é de vidro, por aqui é de aço e vidro. Segundo a VW, serve para reduzir o custo do reparo, no caso de colisão.

Nesse aspecto, aliás, a fábrica fez bonito na avaliação do Cesvi, na qual o Up! se consagrou com o dono do menor custo de reparação do país, com índice 11, bem à frente do segundo colocado, o Citroën C3, com índice 14 (quanto menor o índice menor, o custo de repação).

Internamente, a novidade é o banco inteiriço na traseira, onde oficialmente se acomodam três pessoas, enquanto na Europa há dois assentos individuais.

Na prática, porém, o espaço traseiro é sofrível, principalmente na posição central, onde a conformação do banco não acomoda bem uma pessoa e o túnel central a obriga a ficar com um pé para cada lado dessa elevação. Na dianteira, o espaço é bem resolvido. A posição de dirigir é correta, os comandos são acessíveis e a visibilidade, ampla.

Com características que podem agradar tanto ao pai de família quanto ao jovem descolado, o Up! depende da estratégia de posicionamento da fábrica para ter sucesso.

Vai ser preciso preparar o consumidor para o espaço interno, que está longe de ser generoso. E também cuidar do preço – é possível que a versão equipada seja uma das mais caras do segmento. O bom disso tudo é que o Up! põe a segurança na pauta do dia.

  • Direção, freio e suspensão:

Estável e obediente, o Up! se comporta como um típico VW, com calibragens firmes, quase duras. Mas sem ficar necessariamente desconfortável.

  • Motor e câmbio:

Motores e transmissão cumprem bem seu papel. Apesar de ser 1.0, seu rendimento chega a empolgar.

  • Carroceria:

Estilo moderno, construção leve e segura e manufatura de qualidade.

  • Vida a bordo:

Para o motorista, a posição de dirigir é boa e a ergonomia bem projetada. Atrás, só cabem dois adultos.

  • Segurança:

Tem ABS e duplo airbag (obrigatórios), BAS e sistemas de alerta para uso dos cintos. O ESP seria bem-vindo.

  • Seu bolso:

Por 29 000 reais, a versão de entrada está longe de ser uma pechincha, no segmento. Oferece boa relação custo-benefício para quem valoriza segurança. Tem três anos de garantia.

Categoria: Automoveis








- Slide

    O GPS conquistou o motorista brasileiro

    Nossa reportagem traz tudo sobre o aparelho que vem revolucionando a rotina dos motoristas.

    Rally dos Sertões | Volkswagen

    A equipe da volkswagen venceu a 16ª edição do rally internacional dos sertões. acesse o portal volkswagen do brasil: http://www.vw.com.br a dupla oficial da ...

    VW Voyage e Gol 2013 com Locução de César Willian

    Olha só que coincidências legais: meu filho apresentou o vw voyage no salão do automóvel, trabalho que graças a deus ele conquistou por iniciativa própria se...

    Vencedores fazem a festa no pódio do Brasileiro de Turismo

    Primeira etapa teve em primeiro lugar guilherme salas, seguido por edson coelho e pedro boesel; prova foi disputada em interlagos. jaguar jaguar f type jagua...

8 Comentaram

  1. gisele disse:

    ADORO SE PUDESSE IRIA EM TODOS

  2. gisele disse:

    AMEI

  3. gisele disse:

    INTELIGENTE GOSTEI D+

  4. gisele disse:

    GOSTEI DO MODELO

  5. gisele disse:

    amei essa COR UM SONHO

  6. gisele disse:

    esse também é muito legal

  7. gisele disse:

    achei muito interessante adorei

  8. gisele disse:

    adorei muito bom esse é perfeito muito bom mesmo

Deixe Seu comentário

© 2014 Novo Melhor. All rights reserved. - Páginas mais acessadas