Livros: SolidWorks Premium 2013: Teoria e Prática no Desenvolvimento de Produtos Industriais: Plataforma para Projetos CAD/CAE/CAM

20 de abril de 2014

Livros:  SolidWorks Premium 2013: Teoria e Prática no Desenvolvimento de Produtos Industriais: Plataforma para Projetos CAD/CAE/CAM   atualidades

Voltada para criação e validação de projetos de todos os segmentos da indústria, a plataforma CAD/CAE SolidWorks® Premium 2012 consiste em um conjunto de ferramentas que integram um completo software paramétrico 3D bidirecional disponível no mercado mundial.

Organizada didaticamente e ricamente ilustrada, esta obra traz os fundamentos de aplicação do software, do ensino básico ao avançado, possibilitando um rápido aprendizado e o uso imediato de grande parte dos recursos.



Direcionada a profissionais e ao público que deseja aprender a usar o SolidWorks® Premium 2012, ou como livro-texto em cursos, enfatiza a modelagem de peças, chapas, moldes de injeção, montagens Top Down no contexto, simulações, renderização e criação de layouts de plotagem. Exercícios desenvolvidos passo a passo, questões de revisão e exercícios propostos ajudam a complementar o aprendizado.

Trata, inicialmente, do ambiente e das relações de esboço 2D e 3D, além das novidades implementadas, como o SolidWorks Costing e o SolidWorks Sustainability, que permitem análises de custo de fabricação e de impacto ambiental.

Analisa modelos gerados por extrusão e revolução, planos normais de referência, relação hierárquica entre planos, recursos originados por esboços compostos, protrusão por corte e recursos auxiliares de modelagem básica, com estudos de cortes gerados por extrusão e revolução, tais como nervura, casca e inclinação, uso de DraftXpert e criação de furos simples rosqueados.

Estuda geometrias de referência e padronização de recursos, inserção de planos auxiliares, eixos, pontos de referência e sistema de coordenadas. Comandos de exibição, vistas de seção em modelos, gráficos RealView, padronização e espelhamento enriquecem o conteúdo.

Destaca as ferramentas para modelagem de superfícies por revolução, varredura, Loft, superfícies preenchida e plana, os novos recursos de forma livre, de Offset, regrada e média, possibilitando criar formas complexas e convertê-las em modelos sólidos. Detalha exclusão, costura e espessamento de superfície, substituição de face, superfícies estendida, aparada e radial, corte e filete em superfície.

Recursos avançados, como domo, deformação por ponto e superfície empurrada, recuo e flexão, flexão por torção, conicidade e alongamento, além do recurso Envolver, que transfere um texto ou símbolo para uma superfície curva, e as opções de dividir, mover, copiar e combinar corpos, são detalhados com praticidade.

Aborda plano e edição de esboço, barra de ferramentas de contexto, edição, extrusão e corte pelo comando Instant 3D, conversão de entidade, supressão de recursos, cancelamento de supressão e barra de rolagem da árvore de projetos.
Explica o projeto de moldes, aplicando ferramentas para concepção de moldes bipartidos e moldes com macho e cavidade, inserção de ressaltos e gavetas, adição de inclinação, fator de contração, linha de partição e superfície de fechamento.

Descreve o projeto em chapas metálicas, iniciando com o estudo de flange base e de aresta, tolerância de dobra e alívios personalizados, edição de perfil de flange, flange contínuo e em arestas curvas, aplicação das ferramentas Bainha, Dobras esboçadas, Fechar, Soldar, Quebrar, Aparar cantos e criação de dobras em desvio. Com clareza aborda corte extrudado, furo simples, ferramentas para dobrar, desdobrar e planificar, inserção de dobras e rasgos, dobra com Loft, conversão de sólido em chapa e ferramenta de conformação.

Apresenta o projeto em perfis soldados, começando com perfis normalizados e sua aplicação a esboços 2D e 3D. Estuda aparagem de perfis e inserção de tampas nas extremidades, aplicações de cordões de solda em elementos de contato, cantoneiras e lista de corte de soldagem em formatos de plotagem, perfis de soldagem personalizados e mesclados.

Enfoca Top Down no contexto e mostra, passo a passo, como criar uma montagem de projeto com base no posicionamento de componentes criados isoladamente. Ensina os tipos de posicionamento possíveis, suas restrições, detecção de interferências em montagens, os posicionamentos mecânicos e as detecções de colisões. Explica a detecção por dinâmica física, os posicionamentos inteligentes, inserção de subconjuntos e a técnica do projeto descendente.

Demonstra como editar peças no contexto da montagem, o uso da ferramenta de criação de blocos, as relações de tração com correia e polia e a ferramenta Criar caminho.

Introduz alguns conceitos e exercícios de CAE com as análises de movimento (Motion), estrutural (SimulationXpress) e de fluxo (FloXpress).

Fornece um breve estudo de realidade virtual com PhotoView 360 a fim de criar cenas fotorrealísticas, trabalhando com nuanças de cores, iluminação, aplicação de texturas, materiais e logotipos.

Encerra com a criação dos layouts de plotagem e explica como criar ou escolher um formato normalizado. Mostra como definir e inserir vistas, cortes, seções, simplificações, detalhes, notas, tolerâncias de forma e posição, vistas auxiliares, dimensionamento de vistas, autodimensionamento, balões, vista explodida do desenho de montagens e listas de materiais, dobras e punções.

Categoria: Atualidades 2014








Vídeos relacionados

Deixe Seu comentário

© 2014 Novo Melhor. All rights reserved. - Páginas mais acessadas